BUSCAPÉ


sexta-feira, 13 de abril de 2012

SENHORAS E SENHORES LIGUEM SEUS MOTORES


Os motores roncam a partir das 20h:30
Amanhã o Kartódromo Governador Geraldo Melo será o palco da estréia da mais nova categoria de kart amador do Rio Grande do Norte. Criada pelos amigos, e organizadores do antigo Desafio Geotrilhas/RN de Kart, a Liga de Kartismo Amador Potiguar (LIKARP) é a mais nova opção de entretimento para os corredores de kart (não federalizados) indoor de final de semana, que além de gostarem da adrenalina proporcionada pelo esporte de automobilismo, tem a possibilidade de competirem em um campeonato com cinco etapas previstas para o ano de 2012. 

A primeira etapa das categorias Light e Cup da LIKARP, reunindo dez pilotos inscritos, que será realizada amanhã a partir das 20h:30 e levará o nome do piloto Rubens Barrichello, devido ao traçado escolhido pela gerencia do Kurt Kart. Grandes parceiros e incentivadores da liga. O objetivo da liga é a reunião dos admiradores do kart durante o campeonato, o incentivo da federalização de novos pilotos, e a promoção social do evento. Que irá beneficiar instituições de caridade com doações de alimentos e da realização de leilões solidários, aos moldes do antigo Desafio Geotrilhas/RN de Kart, contando com a colaboração dos pilotos Felipe Maluhy e Thiago Camilo (ambos da Stock Car Brail) e do ex-piloto de F1 e F-Indy Raul Boesel, que gentilmente doaram kits do camisa e boné para serem doados.  

E nesta grande expectativa, o blog da LIKARP trás para os nossos internautas uma analise, considerando as performances destes pilotos nos quatro desafios promovidos pelo Geotrilhas/RN,durante os anos de 2010 e 2011, que apontará os postulantes com maiores chances de faturarem a primeira etapa de ambos os campeonatos. Então vamos a eles:

LIKARP KURT KART LIGHT

Começaremos a nossa analise com a categoria escola da LIKARP. Destinada aos pilotos iniciantes no kartismo, que de alguma maneira demonstram a curiosidade no automobilismo, tendo  a oportunidade de disputarem um campeonato à parte. É formada pelos pilotos do antigo Desafio Geotrilhas/RN de Kart que não conseguiram ficar entre os 06 (seis) primeiros em cada disputa, além de qualquer admirador do esporte que tem o kart indoor como uma diversão. Sendo obrigatória a idade mínima de 17 (dezessete) anos. 

A categoria Light terá a participação de três pilotos nesta primeira etapa, dentre os quais apontamos como favoritíssima a dominar a prova, e conseqüentemente subir ao lugar mais alto do podium, a piloto Luara Musse da equipe Família Barão.

Luara Musse figura como favorita para a conquista da Taça Graziela Fernandes Santos e da categoria

A caçula do clã Musse, teve uma notável evolução desde o primeiro Desafio Geotrilhas/RN de Kart realizado em abril de 2010, onde conseguiu um modesto oitavo  e antepenúltimo lugar. No decorrer dos II, e III desafios, Luara conseguiu respectivamente um sétimo lugar entre os onze pilotos inscritos e o seu maior destaque durante o III desafio, o qual merece um destaque a parte.

Foi sem dúvida, a melhor participação na carreira da piloto, se levarmos em conta a complexidade da prova. Este desafio foi caracterizado por uma bateria classificatória, reunindo dez pilotos, mais o “chase final” reunindo os cinco melhores das duas baterias de classificação. 

Nesta oportunidade, o sorteio da composição das baterias classificatórias, em teoria desfavoreceu Luara Musse, pois nela estavam reunidos o campeão e vice do I Desafio Geotrilhas/RN de Kart, mais dos pilotos que já haviam corrido em campeonatos paralelos promovidos pelo Kurt Kart, além de outros pilotos já acostumados a com o traçado do circuito. Neste momento, a única mulher da bateria surpreendendo a todos, chegando a brigar pelo terceiro lugar na bateria, terminando-a em quinto e garantindo a sua classificação para o “Chase”. 

A última bateria foi marcada por muitas emoções, em que Luara , largando na sexta posição do grid, conseguiu fazer uma corrida com bastante prudência, fazendo ultrapassagem rápidas e contando com a quebra dos principais concorrentes. Sendo a mulher mais rápida do desafio. O que lhe rendeu o segundo lugar na classificação final, sendo uma dobradinha com o pai Barão Silva, que venceu o desafio. Com essas credenciais, só um desastre tira a vitória do kart #33 da equipe Família Barão.

LIKARP GEOTRILHAS/RN CUP

A categoria principal da LIKARP é formada pelos “cachorros grandes” da liga. Destinada aos pilotos amadores não federados a nenhuma entidade de automobilismo, que já possuem experiência com o esporte indoor de aluguel, de modo que praticam esporadicamente no decorrer do ano, mas que ainda não possuem condições técnicas ou financeiras de se profissionalizarem. É composta pelos pilotos campeões do antigo Desafio Geotrilhas/RN de Kart, e demais freqüentadores do KurtKart que tenham interesse de participarem. 

Com o maior número de pilotos inscritos (sete pilotos) para essa primeira etapa, a CUP contará com a largada de três campeões do Desafio Geotrilhas/RN de Kart, os quais são apontados como grandes favoritos em levarem o Troféu Rubens Barrichello. 

Com estilo a lá Mad Max, o piloto de Parnamirim tenta ser o primeiro campeão da CUP
O primeiro piloto da bolsa de apostas é o mais experiente dentre as duas categorias. Estando presente em todas as quatro edições do antigo desafio promovido pelo Geotrilhas/RN. Lázaro Freire é sem dúvida um piloto bastante agressivo no seu estilo de pilotagem. Foi o primeiro vencedor do desafio em abril de 2010, sendo este realizado em baixo de chuva. 

Conseguiu um segundo lugar no também II Desafio Geotrilhas/RN, após ter sido jogado para fora da pista depois de uma disputa com o vencedor da prova. Durante o III Desafio, Lázaro conseguiu o segundo lugar em sua bateria de classificação, mas no “Chase” conseguiu dá apenas três voltas, quando o seu kart apresentou problemas mecânicos, fazendo com que o piloto abandonasse a prova. No último desafio, o piloto da equipe Interceptor V8 conseguiu um modesto quarto lugar, após ser um dos protagonistas de melhor duelo por posições na corrida.

Barão aposta na regularidade para atingir o êxito durante o campeonato
Após sua ausência no último Desafio Geotrilhas/RN, Adelbaldo Silva, o mais conhecido por seus amigos como o “Barão Voador”, estréia na LIKARP com o seu estilo de pilotagem cadenciada, que fez com que o piloto, e proprietário da equipe Família Barão, faturasse a corrida mais emocionante já organizada pelos atuais diretores da LIKARP, quando esta ainda se chamava Desafio Geotrilhas/RN de Kart. 

Durante o III Desafio, Barão conseguiu fazer uma prova totalmente sob controle da situação, na medida em que largar na quarta posição do grid em sua bateria, terminado-a na terceira posição. Mais o que chamou mais a atenção deste piloto, foi a superação  e a ajuda da sorte durante o “Chase”, quando largando da última posição, conseguiu realizar boas ultrapassagens, e contando com a quebra de dois grandes adversários do “Chase”. O que lhe colocou numa posição bastante privilegiada, sendo concretizada quando um acidente envolvendo os quatro primeiros colocados na reta de chegada, parecendo com um “Big One” da NASCAR, onde Barão conseguiu se livrar da confusão com uma manobra ao estilo do filme “Dias de Trovão”. Fazendo com que conseguisse abrir uma boa vantagem suficiente para administrar até a bandeirada final. A alegria foi completada pelo piloto, com a chegada da filha Luara Musse na segunda colocação, numa dobradinha toda vermelha.

Piloto da Hornet espera que a boa fase continue no decorre do cameponato
O nosso terceiro cotado nas bolsas de aposta da CUP é o piloto Pedro Jr. da equipe Hornet Competições. O número #99 foi o último vencedor da edição do Desafio Geotrilhas/RN de Kart, e veio de uma ascendência muito boa na categoria, onde não conseguiu se classificar em sua bateria para o “Chase” do III Desafio Geotrilhas/RN de Kart, para dominar em todos os sentidos o IV Desafio. Só faltando fazer chover no kartódromo. Pedro Jr. conseguiu fazer a Pole Position, conquistou a volta mais rápida da prova, e a vitoria para variar, sendo que apenas poupou de dar uma volta os outros dois pilotos que comporão o podium juntamente com ele. Sem dúvida o cara estava bastante iluminado na ocasião.

O sol pode finalmente brilhar na horta de Jair neste próximo sábado
Não só de campeões é que podemos apontar os possíveis vencedores, mas sim de pilotos em evolução constante. É assim que podemos qualificar as chances do piloto Jair Firmino, que aos poucos vem ganhando espaço dentro dos traçados do kartódomo de Natal. 

O filho de Macaíba, estreou no kartismo durante o II Desafio Geotrilhas/RN de Kart, com uma largada na oitava posição do grid. Posição esta que finalizou a corrida, após um problema em seu sensor de cronometragem. Já na sua segunda participação, conseguiu ser o segundo colocado em sua bateria durante o III Desafio, chegando a largar no “Chase” sétimo lugar e tendo um bomritmo de corrida que o fez está figurando entre o primeiro pelotão da prova, quando se envolveu no “Big One” dos líderes. Fazendo com que perdesse bastante posições e terminado a prova desta forma em sexto lugar. Já durante o IV Desafio, Jair conseguiu um bom tempo no treino classificatório, o que lhe rendeu a quarta posição no grid, sendo comprovado o bom acerto do carro durante a prova. Chegando a disputar o terceiro lugar na corrida, até o momento em que interpretou uma informação do fiscal da pista, praticamente estacionado o seu Kart, em que neste momento perdeu varias posições, e prejudicando sua corrida. O piloto finalizou a prova na sexta colocação. 

O que mais chama atenção de todo este retrospecto do piloto Jair Firmino é que a sorte infelizmente não acompanhou o seu bom desempenho na pista, onde sempre apareceu um problema para atrapalhar os planos do piloto.

Com essas analises, esperamos que amanhã, independentemente dos favoritos, ou as zebras que venham a subir no lugar mais alto do podium em ambas as categorias, é que os pilotos possam dá um espetáculo dentro, e principalmente fora da pista com a amizade e a solidariedade perante as instituições de caridades representadas pelas equipes.

Boa sorte a todos os pilotos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário