Senna e Piquet no Autodrómo de Jacarepaguá/RJ. |
A temporada de 1984 marca para muito, o início de uma das
maiores rivalidades da Fórmula-1 envolvendo dois pilotos de uma mesma nação. A
entrada do talentoso piloto Ayrton Senna na categoria neste ano, onde iniciaria
a sua carreira de sucesso, coincidiu com o período do já consolidado Nelson
Piquet tornando um jogo de amor e ódio entre ambos até o final da era Piquet na
Fórmula-1, que ainda durou cinco temporadas.
Segundo alguns historiadores do automobilismo,
a rivalidade Piquet X Senna teve início na Inglaterra, no ano de 1982, quando Senna
fazia uma temporada de Fórmula 2000, e já recebia propostas de equipes da
Fórmula -1, quando foi até o encontro de Piquet, quem sabe para para obter alguma informação, quando simplismente o mesmo o esnobou. Fato
confessado por Senna ao seu chefe de Fórmula 2000.
Senna em testes pela Brabham em 1983 |
Em 1983, os caminhos de
Piquet X Senna mais uma vez se cruzam nos bastidores da Fórmula-1, quando o
então dono da Brabham, Bernie Ecclestone, realizou alguns testes com Ayrton em
seu carro. Neste momento, o “patrão” propôs uma comparação entre Nelson e
Ayrton em um teste com iguais condições no circuito de Paul Ricard, na França.
Com a válvula de regulagem de potência do turbo compressor lacrada a mando de
Ecclestone, para garantir a igualdade entre os pilotos, Senna consegue virar no
mesmo tempo de Piquet, o que para Ecclestone era bastante satisfatório, e com
os elogios de Piquet ao novato, garantiria a contratação do piloto para a
Brabham.
Porém, devido a imposição da patrocinadora master da equipe, a italiana Parmalat, o segundo piloto deveria ser obrigatoriamente um italiano, sendo então contratado Ricardo Patrese para a vaga, o que gerou um certo desentendimento entre Senna e Piquet, onde Ayrton acusou Piquet de ter boicotado sua contratação pela equipe.
Porém, devido a imposição da patrocinadora master da equipe, a italiana Parmalat, o segundo piloto deveria ser obrigatoriamente um italiano, sendo então contratado Ricardo Patrese para a vaga, o que gerou um certo desentendimento entre Senna e Piquet, onde Ayrton acusou Piquet de ter boicotado sua contratação pela equipe.
Com a entrada em definitivo no “Circo” em 1984,
ocorreram algumas disputas na pistas entre os pilotos brasileiros como no GP da
Hungria de 1986, onde foi protagonizado uns dos mais belos duelos da F-1, e
momentos inesquecíveis pelos brasileiros, como a dobradinha no GP do Brasil no
mesmo ano.
Mas o que realmente dava audiência para a impressa na época (que
justamente era que levantava toda essa estigma desta suposta rixa para vender
informação) era sem dúvida situações que estavam restritas aos bastidores das
corridas, como um mero briefing de pilotos, na vida particular dos
pilotos e até mesmo em produtos comerciais como brinquedos e jogos eletrônicos.
Podemos enumerar entre estes momentos, a chegada de Piquet em 1988 a antiga equipe de Senna, a Lotus, em que foi divulgado que o tricampeão faria uma verdadeira desinfetação do coquepit, logo seguida pelo anúncio da contratação de Senna pela Mclaren em 1988, e posteriore testes de pneus das equipes no Autódromo de Jacarepaguá, onde é atribuída uma afirmação em que Senna fala que "Eu tinha que dar aos outros uma chance de aparecer um pouco. Afinal, não tem sentido um cara ser tricampeão e eu continuar sendo assunto. Já que ninguém gosta muito dele, o único jeito era eu sumir para que ele pudesse aparecer um pouco.", devido à prolongação das férias de Piquet naquele ano.
Nelson responde a provocação de forma bastante irônica: "Senna desapareceu esses meses não foi para deixar eu aparecer. Foi para não ter que explicar à imprensa brasileira por que não gosta de mulher". A partir daí, o assunto se torna internacional e se inicia uma verdadeira troca de farpas com declarações como "um cara como esse deveria ser internado pelo resto da vida num hospício para evitar falar tantas bobagens." feitas por Senna, e respondidas por Piquet: "Eu apenas disse que ele não gosta de mulher, e ele não gosta mesmo. Mantenho o que disse". Sendo o caso levado para a Vara Criminal do Rio de Janeiro em 13 de março de 1988, onde num acordo amigável o caso foi encerrado, porém jamais se tornariam a se falar, mas foram exemplo de desportistas onde nunca se envolveram em confusões dentro da pista durante as temporadas disputadas.
Podemos enumerar entre estes momentos, a chegada de Piquet em 1988 a antiga equipe de Senna, a Lotus, em que foi divulgado que o tricampeão faria uma verdadeira desinfetação do coquepit, logo seguida pelo anúncio da contratação de Senna pela Mclaren em 1988, e posteriore testes de pneus das equipes no Autódromo de Jacarepaguá, onde é atribuída uma afirmação em que Senna fala que "Eu tinha que dar aos outros uma chance de aparecer um pouco. Afinal, não tem sentido um cara ser tricampeão e eu continuar sendo assunto. Já que ninguém gosta muito dele, o único jeito era eu sumir para que ele pudesse aparecer um pouco.", devido à prolongação das férias de Piquet naquele ano.
Nelson responde a provocação de forma bastante irônica: "Senna desapareceu esses meses não foi para deixar eu aparecer. Foi para não ter que explicar à imprensa brasileira por que não gosta de mulher". A partir daí, o assunto se torna internacional e se inicia uma verdadeira troca de farpas com declarações como "um cara como esse deveria ser internado pelo resto da vida num hospício para evitar falar tantas bobagens." feitas por Senna, e respondidas por Piquet: "Eu apenas disse que ele não gosta de mulher, e ele não gosta mesmo. Mantenho o que disse". Sendo o caso levado para a Vara Criminal do Rio de Janeiro em 13 de março de 1988, onde num acordo amigável o caso foi encerrado, porém jamais se tornariam a se falar, mas foram exemplo de desportistas onde nunca se envolveram em confusões dentro da pista durante as temporadas disputadas.
Depois da morte de Senna, porém, Piquet enfim
elogiou o rival e reconheceu sua importância: "Não vou carregar a alça do
caixão, mas com certeza, será uma perda irreparável para o automobilismo
mundial. Não podia ter acontecido a um campeão como Senna", declarou em primeiro
de maio de 1994, em Florianópolis.
Acompanhe a entrevista de Reginaldo Leme no Programa do Jô, onde ele fala da suposta rixa entre Piquet e Senna.
A próxima etapa dos campeonatos LIGHT e CUP da LIKARP estão marcadas para o próximo 07 de julho, onde será disputado o Troféu Nelson Piquet em ambas categorias.
Acompanhe a entrevista de Reginaldo Leme no Programa do Jô, onde ele fala da suposta rixa entre Piquet e Senna.
As inscrições para a 2ª etapa dos campeonatos da LIKARP estão abertas até o dia 30 de junho, com valores de R$ 70,00 mais 05 (cinco) quilos de alimentos para cada categoria.
Maiores informações pelo e-mail likarp@bol.com.br ou ainda pelo cel. 8857-4282 e 9929-5939.
Nenhum comentário:
Postar um comentário