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sexta-feira, 29 de junho de 2012

PIT STOP: RIVALIDADE BRASILEIRA NA FÓRMULA 1?


Senna e Piquet no Autodrómo de Jacarepaguá/RJ.
A temporada de 1984 marca para muito, o início de uma das maiores rivalidades da Fórmula-1 envolvendo dois pilotos de uma mesma nação. A entrada do talentoso piloto Ayrton Senna na categoria neste ano, onde iniciaria a sua carreira de sucesso, coincidiu com o período do já consolidado Nelson Piquet tornando um jogo de amor e ódio entre ambos até o final da era Piquet na Fórmula-1, que ainda durou cinco temporadas.

Segundo alguns historiadores do automobilismo, a rivalidade Piquet X Senna teve início na Inglaterra, no ano de 1982, quando Senna fazia uma temporada de Fórmula 2000, e já recebia propostas de equipes da Fórmula -1, quando foi até o encontro de Piquet, quem sabe para para obter alguma informação, quando simplismente o mesmo o esnobou. Fato confessado por Senna ao seu chefe de Fórmula 2000. 

Senna em testes pela Brabham em 1983
Em 1983, os caminhos de Piquet X Senna mais uma vez se cruzam nos bastidores da Fórmula-1, quando o então dono da Brabham, Bernie Ecclestone, realizou alguns testes com Ayrton em seu carro. Neste momento, o “patrão” propôs uma comparação entre Nelson e Ayrton em um teste com iguais condições no circuito de Paul Ricard, na França. Com a válvula de regulagem de potência do turbo compressor lacrada a mando de Ecclestone, para garantir a igualdade entre os pilotos, Senna consegue virar no mesmo tempo de Piquet, o que para Ecclestone era bastante satisfatório, e com os elogios de Piquet ao novato, garantiria a contratação do piloto para a Brabham.


Porém, devido a imposição da patrocinadora master da equipe, a italiana Parmalat, o segundo piloto deveria ser obrigatoriamente um italiano, sendo então contratado Ricardo Patrese para a vaga, o que gerou um certo desentendimento entre Senna e Piquet, onde Ayrton acusou Piquet de ter boicotado sua contratação pela equipe.

Com a entrada em definitivo no “Circo” em 1984, ocorreram algumas disputas na pistas entre os pilotos brasileiros como no GP da Hungria de 1986, onde foi protagonizado uns dos mais belos duelos da F-1, e momentos inesquecíveis pelos brasileiros, como a dobradinha no GP do Brasil no mesmo ano.

Mas o que realmente dava audiência para a impressa na época (que justamente era que levantava toda essa estigma desta suposta rixa para vender informação) era sem dúvida situações que estavam restritas aos bastidores das corridas, como um mero briefing de pilotos, na vida particular dos pilotos e até mesmo em produtos comerciais como brinquedos e jogos eletrônicos.


Podemos enumerar entre estes momentos, a chegada de Piquet em 1988 a antiga equipe de Senna, a Lotus, em que foi divulgado que o tricampeão faria uma verdadeira desinfetação do coquepit, logo seguida pelo anúncio da contratação de Senna pela Mclaren em 1988, e posteriore testes de pneus das equipes no Autódromo de Jacarepaguá, onde é atribuída uma afirmação em que Senna fala que "Eu tinha que dar aos outros uma chance de aparecer um pouco. Afinal, não tem sentido um cara ser tricampeão e eu continuar sendo assunto. Já que ninguém gosta muito dele, o único jeito era eu sumir para que ele pudesse aparecer um pouco.", devido à prolongação das férias de Piquet naquele ano.


Nelson responde a provocação de forma bastante irônica: "Senna desapareceu esses meses não foi para deixar eu aparecer. Foi para não ter que explicar à imprensa brasileira por que não gosta de mulher". A partir daí, o assunto se torna internacional e se inicia uma verdadeira troca de farpas com declarações como "um cara como esse deveria ser internado pelo resto da vida num hospício para evitar falar tantas bobagens." feitas por Senna, e respondidas por Piquet: "Eu apenas disse que ele não gosta de mulher, e ele não gosta mesmo. Mantenho o que disse". Sendo o caso levado para a Vara Criminal do Rio de Janeiro em 13 de março de 1988, onde num acordo amigável o caso foi encerrado, porém jamais se tornariam a se falar, mas foram exemplo de desportistas onde nunca se envolveram em confusões dentro da pista durante as temporadas disputadas.   

Depois da morte de Senna, porém, Piquet enfim elogiou o rival e reconheceu sua importância: "Não vou carregar a alça do caixão, mas com certeza, será uma perda irreparável para o automobilismo mundial. Não podia ter acontecido a um campeão como Senna", declarou em primeiro de maio de 1994, em Florianópolis.

Acompanhe a entrevista de Reginaldo Leme no Programa do Jô, onde ele fala da suposta rixa entre Piquet e Senna.

A próxima etapa dos campeonatos LIGHT e CUP da LIKARP estão marcadas para o próximo 07 de julho, onde será disputado o Troféu Nelson Piquet em ambas categorias.

As inscrições para a 2ª etapa dos campeonatos da LIKARP estão abertas até o dia 30 de junho, com valores de R$ 70,00 mais 05 (cinco) quilos de alimentos para cada categoria.  

Maiores informações pelo e-mail likarp@bol.com.br ou ainda pelo cel. 8857-4282 e 9929-5939. 


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