GP de Imola em 1971
Conheça um pouca da história do automobilismo brasileiro, onde José Carlos Pace foi um dos principais personagens da evolução da nossa participação nos autodoromos mundiais. Confira a passagem de Moco pela Fórmula 2.
Ao todo três pilotos brasileiros,
Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi Junior e José Carlos Pace, correram no
Europeu de Fórmula 2 de 1971, embora tivesse sido anunciado que um quarto, Luiz
Pereira Bueno, correria na categoria. Emerson Fittipaldi pilotou uma Lotus
durante todo o ano, enquanto o irmão Wilson dirigia um March, e Pace pilotou os
dois carros Lotus e March. Pilotos brasileiros ganharam um total de quatro
corridas de Fórmula 2 na Europa durante esta temporada.
Wilson Fittipaldi Junior teve um excelente estreia na F2, em Hockenheim, terminando em quarto lugar depois de se classificar 19o. para a largada. A corrida teve duas baterias, e Wilson lutou bastante para terminar em oitavo na primeira bateria, entre gente muito rápida. Durante a segunda bateria, o irmão Fittipaldi mais velho lutou com nada menos que Graham Hill, campeão mundial de 1968. Wilson conseguiu liderar esta segunda bateria, e terminou 3/10 segundos atrás de Hill, que o passou na última volta. Wilson terminou em 4 º na geral.
GP de Roma em 1971
Wilson continuou a ter bom
desempenho na sua segunda corrida no campeonato, terminando em sexto lugar em
Thruxton, numa corrida ganha por Graham Hill. Por ser piloto graduado, Hill não
marcou pontos e Wilson ganhou os pontos do 5 º lugar. . Wilson começou a sua
bateria de qualificação na quarta fila, mas terminou em quinto, à frente de Jo
Siffert. Na final Wilson fez uma corrida constante, e em um certo ponto estava
em quarto, mas no final ficou em quinto. Nesse altura, Wilson havia marcado 6
pontos e estava em terceiro lugar no campeonato, a apenas sete pontos atrás de
Cevert, o líder.
Emerson não teve muito sucesso no
evento extra-campeonato em Pau, mas em Nurburgring, mas ele conseguiu terminar
em segundo lugar, entre 37 carros. Wilson Fittipaldi terminou em 7 º na corrida
vencida por François Cevert, mas obteve os pontos do quarto lugar, porque dois
pilotos graduados (Emerson e Hill) terminaram à sua frente. Em Rouen, Pace e
Wilson não foram muito rápidos na sua bateria de qualificação, mas Pace chegou
na final marcando diversas voltas rápidas durante a bateria. A imprensa
brasileira relatou incorretamente que Pace terminou em sétimo, e teria obtido
um ponto com o sexto lugar (Hill terminou em 3 º na geral), mas na realidade, o
brasileiro terminou em nono e não obteve nenhum ponto no evento.
Emerson venceu sua primeira corrida
de Fórmula 2 em Jarama, na Espanha. Apenas dezoito dos trinta e dois pilotos
poderiam correr na final, então foi difícil se classificar neste evento de
baterias. Emerson começou na terceira fila, mas pulou para quarto na largada,
correndo atrás de Schenken, Peterson e Quester. Emerson eventualmente
ultrapassou Quester, e foi promovido ao segundo lugar quando o motor de
Peterson quebrou. Este foi um dia de sorte para Emmo, pois a três voltas do
final Schenken quebrou e o brasileiro herdou a liderança. Seu irmão também foi
bem, terminando em sexto.
Emerson, em seguida, ganhou sua
segunda corrida de Fórmula 2 seguida em Crystal Palace, Londres, duas semanas
depois da corrida de Madri. Nesta corrida de duas baterias de classificação,
além de uma final, Emerson venceu sua bateria eliminatória, depois que Ronnie
Peterson e Henri Pescarolo tiveram problemas em seus carros. Na final, o
principal concorrente do Emerson foi novamente Schenken, que disparou na
largada. Na segunda das cinquenta voltas, Emerson passou Schenken, segurando a
liderança até a partilha e a volta mais rápida. Carlos Pace pilotava uma Lotus
neste evento, e conseguiu chegar a final devido às suas voltas rápidas. No
entanto, abandonou. Wilson Fittipaldi não se classificou na sua bateria, dessa
vez.
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