BUSCAPÉ


domingo, 4 de novembro de 2012

PIT STOP: MOCO VENCE O GP BRASIL DE 1975

Pace no podium do GP Brasil de 1975
Festa em Interlagos, afinal o Emerson tinha sido bi-campeão com a McLaren no ano anterior, as perspectivas eram boas e principalmente com o Pace sua Brabham andando muito. Cuidado “apenas” com as UOP Shadows de Jarrier e Tom Price, afinal as duas corridas anteriores foram dominadas pelo “rato”.
Abertura da TV do GP Brasil 1975 

Em 26 de Janeiro, pleno calor de alto verão, uns 30 e poucos graus... O único banho era das mangueiras dos carros de bombeiro. As acomodações eram as mesmas de colunas passadas, barracas, “iskol” e de vez em quando um sanduba de queijo.

Banheiro? As latas de “iskol”, afinal não é só bom bril que tem mil e uma utilidades, a latinha pelo menos tinha duas utilidades e por coincidência os dois conteúdos tinham cor amarela!

Naquele tempo não se media a temperatura da pista, a largada era aproximadamente as 14:00, no warm up da manhã já se sentia que Jarrier e sua Shadow era a fera a ser batida, melhor tempo e a sensação de estar muito a vontade na pista, era junto a Pace e Lauda os únicos que faziam as curvas 1 e 2 “flap” ou seja não tiravam o pé e entravam no retão à toda aceleração.
  Voltas finais do GP Brasil de 1975
Junto ao retão, bem no meio da reta, hoje estaria na linha do murro do Berger. Depois dos treinos a ordem era Jarrier; Emerson; Reutmann; Lauda; Regazzoni e Pace em sexto. O Copersucar com Wilsinho largaria em 22º. 

Na largada bobeira de Jarrier e Emerson e Reutmann aparecia liderando a corrida, isto durou umas quatro voltas, após isto só deu Jarrier, afinal quando da ultrapassagem do Jarrier pelo argentino festa no retão! Afinal qualquer desvantagem dos hermanos é muito bem vinda. Outras festas a do Pace e depois do Emerson podando o Brabham nº 7. 

Tudo indicava que o pódio seria Jarrier, que a cada volta abria mais da Brabham nº 8 e do McLaren nº 1. Então na volta 30 ou 31, a UOP passa com um motor meio que falhando, mas mesmo assim quase 30 segundos a frente do Pace. Mas na volta seguinte, em frente ao retão um carro escuro encosta à direita da pista, festa igual só igual ao das vitórias de Senna ou de Massa ou parecia gol de final de copa. 

Nas voltas finais, Pace, Emerson e Lauda fariam o pódio. Festa em Interlagos, afinal foi a primeira dobradinha de brasileiros e ainda mais em Interlagos e na volta final com toda a torcida e na reta oposta (retão atual) o Wilsinho passa uma Lola e chega em 13º.
Invasão de pista, pelo retão, afinal todos queriam ver a Shadow preta e alguns sortudos ainda conseguiram tirar algumas fotos “pilotando” a máquina.
Fonte: GGoo
 
RESULTADO OFICAL GP BRASIL 1975.
Pos Piloto Equipe Voltas Tempo Grid Pts
1 8 clip_image002José Carlos Pace Brabham-Ford 40 1:44’41″17 6 9
2 1 clip_image002[1]Emerson Fittipaldi McLaren-Ford 40 5″79 2 6
3 2 clip_image004Jochen Mass McLaren-Ford 40 26″66 10 4
4 11 clip_image006Clay Regazzoni Ferrari 40 43″28 5 3
5 12 clip_image008Niki Lauda Ferrari 40 1’01″88 4 2
6 24 clip_image010James Hunt Hesketh-Ford 40 1’05″12 7 1
7 27 clip_image012Mario Andretti Parnelli-Ford 40 1’06″81 18
8 7 clip_image014Carlos Reutemann Brabham-Ford 40 1’39″62 3
9 6 clip_image016Jacky Ickx Lotus-Ford 40 1’51″84 12
10 18 clip_image018John Watson Surtees-Ford 40 2’29″60 13
11 21 clip_image020Jacques Laffite Williams-Ford 39 + 1 Volta 19
12 22 clip_image010[1]Graham Hill Lola-Ford 39 + 1 Volta 20
13 30 clip_image002[2]Wilson Fittipaldi Fittipaldi-Ford 39 + 1 Volta 21
14 23 clip_image004[1]Rolf Stommelen Lola-Ford 39 + 1 Volta 23
15 5 clip_image022Ronnie Peterson Lotus-Ford 38 + 2 Voltas 16
Ret 17 clip_image020[1]Jean-Pierre Jarier Shadow-Ford 32 Fuel System 1
Ret 4 clip_image020[2]Patrick Depailler Tyrrell-Ford 31 Suspensão 9
Ret 16 clip_image024Tom Pryce Shadow-Ford 31 Accident 14
Ret 20 clip_image026Arturo Merzario Williams-Ford 24 Fuel System 11
Ret 28 clip_image012[1]Mark Donohue Penske-Ford 22 Handling 15
Ret 14 clip_image010[2]Mike Wilds BRM 22 Elétrico 22
Ret 3 clip_image028Jody Scheckter Tyrrell-Ford 18 Oil Leak 8
Ret 9 clip_image026[1]Vittorio Brambilla Março-Ford 1 Motor 17
Notas:

  1. Dentre os competidores estavam: Niki Lauda que se tornaria tricampeão mundial. James Hunt campeão mundial F1 em 1976. Jody Schecter campeão mundial F1 1979. E o lendário Graham Hill várias vezes campeão de Mõnaco e brilhante piloto de todos os tempos.
  2. Emerson Fittipaldi bicampeão mundial 1971/1974 experimentava a equipe Copersucar como inovação nas escuderias de F1. Era uma equipe brasileira comandada pela família Fittipaldi..
  3. Estava nesta corrida outro piloto famosíssimo na época o argentino Carlos Reuteman que por várias vezes disputou com brilhantismo os campeonatos de F1, além de Jacky Ickx, Clay Regazzoni, Jochen Mass, dentre outros.

Narração original da Rádio Gazeta por Galvão Bueno


Nenhum comentário:

Postar um comentário