Pace no podium do GP Brasil de 1975 |
Festa em Interlagos, afinal o Emerson tinha sido bi-campeão com a
McLaren no ano anterior, as perspectivas eram boas e principalmente com o Pace
sua Brabham andando muito. Cuidado “apenas” com as UOP Shadows de Jarrier e Tom
Price, afinal as duas corridas anteriores foram dominadas pelo “rato”.
Abertura da TV do GP Brasil 1975
Em 26 de Janeiro, pleno calor de alto verão, uns 30 e poucos graus... O único
banho era das mangueiras dos carros de bombeiro. As acomodações eram as mesmas
de colunas passadas, barracas, “iskol” e de vez em quando um sanduba de queijo.
Banheiro? As latas de “iskol”, afinal não é só bom bril que tem mil e uma utilidades, a latinha pelo menos tinha duas utilidades e por coincidência os dois conteúdos tinham cor amarela!
Naquele tempo não se media a temperatura da pista, a largada era aproximadamente as 14:00, no warm up da manhã já se sentia que Jarrier e sua Shadow era a fera a ser batida, melhor tempo e a sensação de estar muito a vontade na pista, era junto a Pace e Lauda os únicos que faziam as curvas 1 e 2 “flap” ou seja não tiravam o pé e entravam no retão à toda aceleração.
Voltas finais do GP Brasil de 1975
Junto ao retão, bem no meio da reta, hoje
estaria na linha do murro do Berger. Depois dos treinos a ordem era Jarrier;
Emerson; Reutmann; Lauda; Regazzoni e Pace em sexto. O Copersucar com Wilsinho
largaria em 22º.
Na largada bobeira de Jarrier e Emerson e Reutmann aparecia liderando a corrida, isto durou umas quatro voltas, após isto só deu Jarrier, afinal quando da ultrapassagem do Jarrier pelo argentino festa no retão! Afinal qualquer desvantagem dos hermanos é muito bem vinda. Outras festas a do Pace e depois do Emerson podando o Brabham nº 7.
Tudo indicava que o pódio seria Jarrier, que a cada volta abria mais da Brabham nº 8 e do McLaren nº 1. Então na volta 30 ou 31, a UOP passa com um motor meio que falhando, mas mesmo assim quase 30 segundos a frente do Pace. Mas na volta seguinte, em frente ao retão um carro escuro encosta à direita da pista, festa igual só igual ao das vitórias de Senna ou de Massa ou parecia gol de final de copa.
Nas voltas finais, Pace, Emerson e Lauda fariam o pódio. Festa em Interlagos, afinal foi a primeira dobradinha de brasileiros e ainda mais em Interlagos e na volta final com toda a torcida e na reta oposta (retão atual) o Wilsinho passa uma Lola e chega em 13º.
Invasão de pista, pelo retão, afinal todos queriam ver a Shadow preta e alguns
sortudos ainda conseguiram tirar algumas fotos “pilotando” a máquina.
Fonte: GGoo
RESULTADO OFICAL GP BRASIL 1975.
Pos | Nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Grid | Pts |
1 | 8 | José Carlos Pace | Brabham-Ford | 40 | 1:44’41″17 | 6 | 9 |
2 | 1 | Emerson Fittipaldi | McLaren-Ford | 40 | 5″79 | 2 | 6 |
3 | 2 | Jochen Mass | McLaren-Ford | 40 | 26″66 | 10 | 4 |
4 | 11 | Clay Regazzoni | Ferrari | 40 | 43″28 | 5 | 3 |
5 | 12 | Niki Lauda | Ferrari | 40 | 1’01″88 | 4 | 2 |
6 | 24 | James Hunt | Hesketh-Ford | 40 | 1’05″12 | 7 | 1 |
7 | 27 | Mario Andretti | Parnelli-Ford | 40 | 1’06″81 | 18 | |
8 | 7 | Carlos Reutemann | Brabham-Ford | 40 | 1’39″62 | 3 | |
9 | 6 | Jacky Ickx | Lotus-Ford | 40 | 1’51″84 | 12 | |
10 | 18 | John Watson | Surtees-Ford | 40 | 2’29″60 | 13 | |
11 | 21 | Jacques Laffite | Williams-Ford | 39 | + 1 Volta | 19 | |
12 | 22 | Graham Hill | Lola-Ford | 39 | + 1 Volta | 20 | |
13 | 30 | Wilson Fittipaldi | Fittipaldi-Ford | 39 | + 1 Volta | 21 | |
14 | 23 | Rolf Stommelen | Lola-Ford | 39 | + 1 Volta | 23 | |
15 | 5 | Ronnie Peterson | Lotus-Ford | 38 | + 2 Voltas | 16 | |
Ret | 17 | Jean-Pierre Jarier | Shadow-Ford | 32 | Fuel System | 1 | |
Ret | 4 | Patrick Depailler | Tyrrell-Ford | 31 | Suspensão | 9 | |
Ret | 16 | Tom Pryce | Shadow-Ford | 31 | Accident | 14 | |
Ret | 20 | Arturo Merzario | Williams-Ford | 24 | Fuel System | 11 | |
Ret | 28 | Mark Donohue | Penske-Ford | 22 | Handling | 15 | |
Ret | 14 | Mike Wilds | BRM | 22 | Elétrico | 22 | |
Ret | 3 | Jody Scheckter | Tyrrell-Ford | 18 | Oil Leak | 8 | |
Ret | 9 | Vittorio Brambilla | Março-Ford | 1 | Motor | 17 |
Notas:
- Dentre os competidores estavam: Niki Lauda que se tornaria tricampeão mundial. James Hunt campeão mundial F1 em 1976. Jody Schecter campeão mundial F1 1979. E o lendário Graham Hill várias vezes campeão de Mõnaco e brilhante piloto de todos os tempos.
- Emerson Fittipaldi bicampeão mundial 1971/1974 experimentava a equipe Copersucar como inovação nas escuderias de F1. Era uma equipe brasileira comandada pela família Fittipaldi..
- Estava nesta corrida outro piloto famosíssimo na época o argentino Carlos Reuteman que por várias vezes disputou com brilhantismo os campeonatos de F1, além de Jacky Ickx, Clay Regazzoni, Jochen Mass, dentre outros.
Narração original da Rádio Gazeta por Galvão Bueno
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