Foto: Schelb Fórmula 1 Team |
Depois de uma fase áurea pela equipe Williams, onde consagrou-se campeão de 1987, Nelson Piquet troca a equipe de Frank Williams pela Lotus levando consigo os motores Honda,
então consagrada com o melhor motor turbo do período, passando a equipar a McLaren e a Lotus. Para a McLaren, conseguiu a
contratação de Ayrton Senna, e para o lugar que Senna deixara na Lotus levou
Nelson Piquet com um contrato milionário. Mas o carro amarelo da lendária
equipe, projetado pelo engenheiro francês Gérard Ducarouge (que trabalhou com
Senna em 1985 à 1987 na equipe), mostrou-se problemático.
Mesmo tendo o motor
japonês, a Lotus não tinha forças para lutar com a mesma intensidade do que a
McLaren. O Lotus era 7 km/h mais lento do que o McLaren no retão em
Jacarepaguá. O carro da Lotus era 2 segundos mais lento e aumentava para 3 em
San Marino. O carro não reagia as modificações propostas e experimentadas pelo
piloto. O diagnóstico de Piquet: excessiva torção na parte traseira do chassi.
Segundo comentários da imprensa automobilística internacional, o Lotus 100T
tinha a estrutura rígida de uma casquinha de sorvete. O motor não era o
problema por causa do baixo rendimento do carro, mas sim o chassi que Piquet declarou
publicamente que era "uma merda" e desentendeu-se completamente com
Ducarouge. Com condições de disputar posições com os carros equipado com motor
aspirado, o piloto terminou o campeonato em 6º lugar com 22 pontos
conquistados.
Sem o
motor Honda, para 1989 a Lotus contratou Frank Dernie, vindo da Williams; mas o
propulsor japonês havia deixado a equipe de Frank, e o time de Peter Warr
fechou com o motor Judd que mostrou-se um dos mais fracos da época. O piloto só
conseguia se classificar nas provas praticamente no final do grid e disputar
posições pelo bloco intermediário e de vez em quando dava para marcar alguns
pontos. Para piorar, o brasileiro não conseguiria se classificar para o Grande
Prêmio da Bélgica em Spa-Francorchamps, o mesmo acontecendo com o seu
companheiro de equipe, o japonês Satoru Nakajima. Pela segunda vez na carreira
que o piloto brasileiro ficava ausente de uma corrida. Nenhum pódio, e mais um
ano tendo que disputar com o pelotão intermediário, Piquet terminou em 8º lugar
no campeonato com 12 pontos.
A próxima etapa dos campeonatos LIGHT e CUP da LIKARP estão marcadas para o próximo 07 de julho, onde será disputado o Troféu Nelson Piquet em ambas categorias.
As inscrições para a 2ª etapa dos campeonatos da LIKARP estão abertas até o dia 30 de junho, com valores de R$ 70,00 mais 05 (cinco) quilos de alimentos para cada categoria.
Maiores informações pelo e-mail likarp@bol.com.br ou ainda pelo cel. 8857-4282 e 9929-5939.
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