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segunda-feira, 2 de julho de 2012

PIT STOP: A CHEGADA DE PIQUET NA LOTUS


Foto: Schelb Fórmula 1 Team

Depois de uma fase áurea pela equipe Williams, onde consagrou-se campeão de 1987, Nelson Piquet troca a equipe de Frank Williams pela Lotus levando consigo os motores Honda, então consagrada com o melhor motor turbo do período, passando a equipar a McLaren e a Lotus. Para a McLaren, conseguiu a contratação de Ayrton Senna, e para o lugar que Senna deixara na Lotus levou Nelson Piquet com um contrato milionário. Mas o carro amarelo da lendária equipe, projetado pelo engenheiro francês Gérard Ducarouge (que trabalhou com Senna em 1985 à 1987 na equipe), mostrou-se problemático. 

Mesmo tendo o motor japonês, a Lotus não tinha forças para lutar com a mesma intensidade do que a McLaren. O Lotus era 7 km/h mais lento do que o McLaren no retão em Jacarepaguá. O carro da Lotus era 2 segundos mais lento e aumentava para 3 em San Marino. O carro não reagia as modificações propostas e experimentadas pelo piloto. O diagnóstico de Piquet: excessiva torção na parte traseira do chassi. Segundo comentários da imprensa automobilística internacional, o Lotus 100T tinha a estrutura rígida de uma casquinha de sorvete. O motor não era o problema por causa do baixo rendimento do carro, mas sim o chassi que Piquet declarou publicamente que era "uma merda" e desentendeu-se completamente com Ducarouge. Com condições de disputar posições com os carros equipado com motor aspirado, o piloto terminou o campeonato em 6º lugar com 22 pontos conquistados.




Sem o motor Honda, para 1989 a Lotus contratou Frank Dernie, vindo da Williams; mas o propulsor japonês havia deixado a equipe de Frank, e o time de Peter Warr fechou com o motor Judd que mostrou-se um dos mais fracos da época. O piloto só conseguia se classificar nas provas praticamente no final do grid e disputar posições pelo bloco intermediário e de vez em quando dava para marcar alguns pontos. Para piorar, o brasileiro não conseguiria se classificar para o Grande Prêmio da Bélgica em Spa-Francorchamps, o mesmo acontecendo com o seu companheiro de equipe, o japonês Satoru Nakajima. Pela segunda vez na carreira que o piloto brasileiro ficava ausente de uma corrida. Nenhum pódio, e mais um ano tendo que disputar com o pelotão intermediário, Piquet terminou em 8º lugar no campeonato com 12 pontos.



A próxima etapa dos campeonatos LIGHT e CUP da LIKARP estão marcadas para o próximo 07 de julho, onde será disputado o Troféu Nelson Piquet em ambas categorias.

As inscrições para a 2ª etapa dos campeonatos da LIKARP estão abertas até o dia 30 de junho, com valores de R$ 70,00 mais 05 (cinco) quilos de alimentos para cada categoria.  

Maiores informações pelo e-mail likarp@bol.com.br ou ainda pelo cel. 8857-4282 e 9929-5939. 


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