Foto: Funo |
Desiludido
com as duas temporadas frustantes na Lotus, Piquet assinou contrato com a
equipe Benetton para a temporada de 1990. A falta de potência do motor Cosworth
V-8 era compensada pelo notável equilíbrio do chassi do carro, e, após algumas
boas corridas, Piquet vence o polêmico GP do Japão, (aquela prova, segundos
depois da largada que Senna enfia o seu carro na traseira da Ferrari de Prost
ao tentar fazer a primeira curva da pista e com os dois fora da pista, acabou
decidindo o campeonato a favor do brasileiro da McLaren). A vitória teve sabor
mais especial ainda para Piquet porque o segundo colocado foi o seu amigo de
adolescência Roberto Moreno, também pela Benetton, estreando como substituto de
Alessandro Nannini, que havia sofrido um gravíssimo acidente de helicóptero que
lhe afastou em definitivo da Fórmula 1.
Piquet
também venceu a corrida seguinte, o Grande Prêmio da Austrália, após uma
manobra arriscada na última volta – Nigel Mansell, que ao volante da Ferrari
tentava ultrapassar o brasileiro, foi obrigado a frear fortemente e sair da
pista na curva mais fechada do circuito, quando o brasileiro, simples e
propositalmente, ignorou sua tentativa e seguiu o traçado normal. Um lance
sarcástico típico de Piquet no GP de número 500 da história da categoria. Com o
magnífico lance, Piquet terminou em 3º com 43 pontos
,e se classificou à frente de um piloto da McLaren e da Ferrari.
Em 1991, ainda na Benetton,
Nelson obteve sua última vitória na F-1 no Grande Prêmio do Canadá, e também em
cima de Mansell – a quem Piquet se referia ironicamente como "o idiota
veloz". O inglês liderava com mais de 50 segundos e, na última volta, já
acenando para os torcedores, começou a andar lento. Por causa disso, o
alternador não gerou energia suficiente para abastecer toda a eletrônica
embarcada do Williams e o carro simplesmente "morreu". Após a
vitória, Piquet passou pelo carro parado de Mansell acenando para o rival.
Depois declarou que quando viu o carro do piloto inglês parado naquele momento
"quase teve um orgasmo".
Foto: Tumblr |
Neste mesmo ano, a Benetton substituiu Roberto
Moreno pelo jovem talento Michael Schumacher, patrocinado pela Mercedes-Benz,
que até então havia disputado apenas sua corrida de estreia na Fórmula 1.
Insatisfeito com as perspectivas da sua equipe para a temporada de 1992, já que
o novo motor Ford Cosworth não era suficientemente potente para deixá-lo em
condições de voltar a brigar por títulos, Piquet, já com 39 anos de idade e 204
GPs no currículo, decidiu abandonar a categoria máxima do automobilismo após
chegar em 4º lugar no chuvoso Grande Prêmio da Austrália. Encerrou sua carreira
na principal categoria em 6º lugar com 26.5 pontos.
Fonte: Wikipedia
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