Após uma frustrada tentativa de voltar a F-1, Emerson segue para os EUA.
Após o fim do sonho da equipe Fittipaldi, o bicampeão Emerson
Fittipaldi acabou se distanciando um pouco do automobilismo nos primeiros anos
da década de 80. Ele disputou campeonatos de Super Kart no Brasil (SKB), mas não foi
muito além disso. Mesmo assim, e enquanto se ocupava de outros afazeres,
Emerson planejava um retorno às corridas de alto nível. Ele queria voltar a
correr na Fórmula 1, que nem Niki Lauda havia feito em 1982.
Emerson participando em 1983 de um torneio de Super Kart em Interlagos. Créditos: Blog da Graxa |
Vinte anos depois, Emerson Fittipaldi fala da importância do SKB.
Não gostou. “Não vira”, foi a frase proferida a íntimos. O carro era
uma desgraça e ainda tinha a cara abobalhada do Mickey Mouse estampada no bico,
cortesia do patrocínio do italiano Fulvio Ballabio, que também queria correr na
Fórmula 1 e era apoiado pela editora que publicava revistas da Disney na
Itália. Não era esta a vida que Emerson Fittipaldi queria. Então, ele voltou as
atenções para os Estados Unidos. Porque a vida boa estava lá.
March
Chevrolet de Tony Garcia e Emerson Fittipaldi no GP de Miami da IMSA em 1984. Créditos: F1Corradi
|
Emerson disputou uma etapa da IMSA
em Miami. Pilotando um March-Chevrolet, andou bem e chegou a andar na segunda
posição, mas a transmissão quebrou e ele terminou lá atrás. Mesmo assim, gostou
muito da experiência e decidiu permanecer nos Estados Unidos.
O objetivo final,
obviamente, era voltar à Fórmula 1, mas um tempinho nos States não mataria
ninguém.
Emerson correndo pela WIT. Créditos:Bandeira Verde |
Em março, Emerson anunciou que
correria pela WIT Promotions, uma equipe sediada na Flórida que era comandada
por um empresário de origem cubana, Pepe Romero. O cara era doidão, ficava
nervoso com qualquer coisa e ainda adorava a cor rosa, mas se não fosse por
ele, Fittipaldi nunca teria sido o que foi no automobilismo americano. Tendo o
contrato assinado, ele partiu para sua primeira corrida na categoria, o Grande
Prêmio de Long Beach, no dia 31 de março.
Havia 28 pilotos inscritos, a maior
parte deles tiozões barrigudos e republicanos, e todos largavam. No meio deles,
o sul-americano de cabelos grandes foi bem e fez o 12º tempo no treino oficial.
Cauteloso, ele só queria chegar ao final e marcar pontos. Pois conseguiu:
aproveitou-se dos abandonos e conseguiu finalizar em uma bela quinta posição.
Começava aí uma saga de sucesso.
Fonte: Bandeira Verde
A 3ª etapa dos campeonatos da Likarp (Troféu
Emerson Fittipaldi) estpa marcada para o próximo dia 1º de setembro
Maiores informações pelo e-mail likarp@bol.com.br
ou ainda pelo cel. 8857-4282 e 9929-5939.
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