Wilson e Emerson no lançamento da Coopersucar em 1975. Créditos: Bandeira Verde |
Wilson Fittipaldi na Coopersucar 1975 |
Em 1975, fundou, em parceria com o
irmão, a equipe Fittipaldi, equipe inteiramente brasileira e que contou em boa
parte de sua vida com o patrocínio da cooperativa brasileira de açúcar e álcool
Coopersucar, nome pelo qual a equipe se tornou mais conhecida entre os
brasileiros.
EXPLOSÃO DA COOPERSUGAR NO GP DA ARGENTINA DE 1975
Estréia de Emerson em 1976 - Créditos: Ucapusa |
O primeiro ano em sua própria equipe 1976 foi frustrante, com
constantes abandonos.
TESTE DE EMERSON FITTIPALDI NA COOPERSUGAR
Em 1977, Emerson conquistou alguns resultados razoáveis,
como três 4º lugares, mas foi em 1978 que ocorreu o grande momento de Emerson
em sua própria equipe com o modelo F5A, ao terminar o Grande Prêmio do Brasil
no circuito de Jacarepaguá em 2º lugar. A equipe teve dois 4º, 5º e um 6º
lugar. Fechou o ano em 7º com 17 pontos.
GP DO BRASIL 1977: 4º LUGAR PARA EMERSON FITTIPALDI
GP DO BRASIL DE 1978: 2º LUGAR PARA EMERSON FITTIPALDI
GP DA INGLATERRA DE 1978
Grandes esperanças no campeonato de
1979. Na corrida de abertura, o piloto terminou o GP da Argentina em 6º lugar
com o chassi do ano anterior, mas quando foi para o Fittipaldi F6, ele sofreu.
O carro tem uma aparência estética muito bonita, mas tem um problema muito
sério: o excesso de torção do chassis; o carro era difícl de controlar principalmente
em curvas.
GP DA ARGENTINA DE 1979: EMERSON FITTIPALDI EM 6º LUGAR
Desentendimentos da equipe com o projetista culminou com um péssimo
desempenho do carro no campeonato. Nenhum ponto conquistado com ele. O carro
era alvo de gozações, e com isso, a Copersucar retirava o apoio à equipe.
A partir de então houve um declínio
técnico na equipe, e, ao final de 1980, no mesmo circuito de Watkins Glen onde
vencera sua primeira prova, Emerson Fittipaldi retirou-se da Fórmula 1 como
piloto; naquele ano, ele conseguiu o último pódium com o 3º lugar em Long Beach,
tendo o compatriota Nelson Piquet, o vencedor, e conquistado a primeira vitória
na categoria.
ÚLTIMO PODIUM DA SKOL FITTIPALDI TEAM EM 1980
DESPEDIDA DE EMERSON FITTIPALDI DAS PISTAS
Em 1981, Emerson Fittipaldi exerce a função de chefe de equipe e
tendo como pilotos: o finlandês Keke Rosberg e o brasileiro Chico Serra. Com
equipamentos de segunda linha e pouco dinheiro, e nenhum ponto para a equipe no
campeonato. No campeonato de 1982, após seu piloto Chico Serra marcar um ponto
no Grande Prêmio da Bélgica, sua equipe fechou as portas.
EMERSON FALA SOBRE OS POSSIVÉIS NOVOS PILOTOS DA FITTIPALDI TEAM
Ao longo da carreira na Fórmula 1
foram 149 Grandes Prêmios, 14 vitórias, 6 pole positions, 6 melhores voltas, com um total de 276 pontos.
A 3ª etapa dos campeonatos da Likarp (Troféu
Emerson Fittipaldi) estpa marcada para o próximo dia 1º de setembro
Maiores informações pelo e-mail likarp@bol.com.br
ou ainda pelo cel. 8857-4282 e 9929-5939.
Nenhum comentário:
Postar um comentário