Primeira corrida com a Gold Leaf Team Lotus - Lotus 49C,
motor Ford Cosworth
|
A corrida de estreia foi no Grande Prêmio da Inglaterra, em Brands
Hatch, mesmo largando nas últimas posições terminou a prova em oitavo. Três
semanas depois, em Hockenheim, marcaria seus primeiros pontos, com um 4º lugar.
No final daquele ano, em Monza, seu companheiro de equipe, o austríaco Jochen
Rindt, pediu que Emerson amaciasse seu carro para a corrida do dia seguinte.
Brasileiro, no carro de Rindt, sofreu um acidente destruindo o carro do
companheiro impossibilitando a sua utilização na corrida. Como Rindt liderava o
campeonato, o chefe da equipe deixou Emerson de fora da corrida e Jochen Rindt
competiu com o carro dele, mas o piloto austríaco faleceu num acidente que
poderia ter matado Fittipaldi. A Lotus, de luto, retirou-se por duas corridas e
voltou no penúltimo GP da temporada, em Watkins Glen.
Na largada, Jackie Stewart saiu na frente, enquanto Ickx, que não
largou bem, atrapalhou Emerson, que largava atrás dele. Rodriguez aproveitou a
indecisão de Ickx e assumiu a segunda posição, seguido pelo piloto da Ferrari.
Em quarto vinha Regazzoni e atrás dele seguiam Chris Amon, John Surtees
(Surtees), Jackie Oliver (BRM) e Emerson Fittipaldi.
Essas
posições se mantiveram até a quinta volta, quando Oliver e Emerson
ultrapassaram Surtees, que caiu para oitavo e logo depois abandonou a prova.
Enquanto
Stewart ia aumentando sua vantagem na frente, Emerson conquistou o sexto lugar,
com o abandono de Jackie Oliver na décima-quinta volta.
As Ferrari
começam a melhorar seu desempenho e Ickx ultrapassa Rodriguez da décima-sexta
volta, conquistando o segundo lugar. Mais uma volta e Regazzoni também passa
por Rodriguez, que cai para o quarto lugar, seguido por Amon e Fittipaldi.
Na trigésima
segunda volta da corrida Stewart já tinha colocado uma volta de vantagem sobre
o sétimo colocado. Cinco voltas mais tarde, Regazzoni, que estava em terceiro,
pára nos boxes para trocar um pneu. Com isso, Emerson sobe mais uma posição,
ficando com o quinto lugar.
Na volta
número 48 Chris Amon é obrigado a fazer uma parada rápida nos boxes e Emerson
herda a quarta posição, Jacky Ickx,
que mantinha a segunda colocação, entra nos boxes na volta número 56, com
problemas de injeção de combustível, voltando à pista com uma volta de atraso.
Stewart, ainda na frente, coloca uma volta de vantagem sobre Emerson, que
estava em terceiro.
O motor do Tyrrell
de Stewart começa a soltar fumaça na volta de número 70 e ele diminui seu ritmo
de corrida. Oito voltas depois Emerson passa por ele, recuperando a volta que
havia tomado. Mais quatro voltas e o motor do Tyrrell explode, fazendo Stewart
abandonar a corrida.
Pedro
Rodriguez passa a liderar a prova, com dezessete segundos de vantagem sobre
Emerson. Reine Wissel, em sua estréia na Lotus, já está em terceiro. Jacky
Ickx, numa boa recuperação após o tempo perdido nos boxes, é o sétimo colocado
a essa altura.
Faltando
sete voltas para o final da corrida, Rodriguez entra nos boxes em pane de
combustível. Quando ele retorna à pista, Emerson já estava cerca de quarenta
segundos a sua frente.
O brasileiro
completa as 108 voltas e recebe a bandeirada da vitória com trinta e seis
segundos de vantagem sobre Rodriguez. Ao cruzar a linha de chegada, ele vê Colin
Chapman pulando e jogando seu boné para o alto, como fazia anteriormente nas vitórias
de Jim Clark, Graham Hill e Jochen Rindt.
Emerson venceu sua primeira corrida e, ao mesmo tempo, impossibilitou
seus adversários de alcançar a pontuação de Rindt, que assim sagrou-se
campeão mundial postumamente.
Fonte: WIKIPEDIA
A 3ª etapa dos campeonatos da Likarp (Troféu
Emerson Fittipaldi) estpa marcada para o próximo dia 1º de setembro
Maiores informações pelo e-mail likarp@bol.com.br
ou ainda pelo cel. 8857-4282 e 9929-5939.
Nenhum comentário:
Postar um comentário