BUSCAPÉ


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PIT STOP: A PRIMEIRA VITÓRIA DE FITTIPALDI NA F-1


Primeira corrida com a Gold Leaf Team Lotus - Lotus 49C, motor Ford Cosworth
A corrida de estreia foi no Grande Prêmio da Inglaterra, em Brands Hatch, mesmo largando nas últimas posições terminou a prova em oitavo. Três semanas depois, em Hockenheim, marcaria seus primeiros pontos, com um 4º lugar. No final daquele ano, em Monza, seu companheiro de equipe, o austríaco Jochen Rindt, pediu que Emerson amaciasse seu carro para a corrida do dia seguinte.


Brasileiro, no carro de Rindt, sofreu um acidente destruindo o carro do companheiro impossibilitando a sua utilização na corrida. Como Rindt liderava o campeonato, o chefe da equipe deixou Emerson de fora da corrida e Jochen Rindt competiu com o carro dele, mas o piloto austríaco faleceu num acidente que poderia ter matado Fittipaldi. A Lotus, de luto, retirou-se por duas corridas e voltou no penúltimo GP da temporada, em Watkins Glen. 

Na largada, Jackie Stewart saiu na frente, enquanto Ickx, que não largou bem, atrapalhou Emerson, que largava atrás dele. Rodriguez aproveitou a indecisão de Ickx e assumiu a segunda posição, seguido pelo piloto da Ferrari. Em quarto vinha Regazzoni e atrás dele seguiam Chris Amon, John Surtees (Surtees), Jackie Oliver (BRM) e Emerson Fittipaldi.

Essas posições se mantiveram até a quinta volta, quando Oliver e Emerson ultrapassaram Surtees, que caiu para oitavo e logo depois abandonou a prova.

Enquanto Stewart ia aumentando sua vantagem na frente, Emerson conquistou o sexto lugar, com o abandono de Jackie Oliver na décima-quinta volta.

As Ferrari começam a melhorar seu desempenho e Ickx ultrapassa Rodriguez da décima-sexta volta, conquistando o segundo lugar. Mais uma volta e Regazzoni também passa por Rodriguez, que cai para o quarto lugar, seguido por Amon e Fittipaldi.

Na trigésima segunda volta da corrida Stewart já tinha colocado uma volta de vantagem sobre o sétimo colocado. Cinco voltas mais tarde, Regazzoni, que estava em terceiro, pára nos boxes para trocar um pneu. Com isso, Emerson sobe mais uma posição, ficando com o quinto lugar.

Na volta número 48 Chris Amon é obrigado a fazer uma parada rápida nos boxes e Emerson herda a quarta posição, Jacky Ickx, que mantinha a segunda colocação, entra nos boxes na volta número 56, com problemas de injeção de combustível, voltando à pista com uma volta de atraso. Stewart, ainda na frente, coloca uma volta de vantagem sobre Emerson, que estava em terceiro.

O motor do Tyrrell de Stewart começa a soltar fumaça na volta de número 70 e ele diminui seu ritmo de corrida. Oito voltas depois Emerson passa por ele, recuperando a volta que havia tomado. Mais quatro voltas e o motor do Tyrrell explode, fazendo Stewart abandonar a corrida.

Pedro Rodriguez passa a liderar a prova, com dezessete segundos de vantagem sobre Emerson. Reine Wissel, em sua estréia na Lotus, já está em terceiro. Jacky Ickx, numa boa recuperação após o tempo perdido nos boxes, é o sétimo colocado a essa altura.

Faltando sete voltas para o final da corrida, Rodriguez entra nos boxes em pane de combustível. Quando ele retorna à pista, Emerson já estava cerca de quarenta segundos a sua frente.

O brasileiro completa as 108 voltas e recebe a bandeirada da vitória com trinta e seis segundos de vantagem sobre Rodriguez. Ao cruzar a linha de chegada, ele vê Colin Chapman pulando e jogando seu boné para o alto, como fazia anteriormente nas vitórias de Jim Clark, Graham Hill e Jochen Rindt.

Emerson venceu sua primeira corrida e, ao mesmo tempo, impossibilitou seus adversários de alcançar a pontuação de Rindt, que assim sagrou-se campeão mundial postumamente.


Fonte: WIKIPEDIA

A 3ª etapa dos campeonatos da Likarp (Troféu Emerson Fittipaldi) estpa marcada para o próximo dia 1º de setembro
Maiores informações pelo e-mail likarp@bol.com.br ou ainda pelo cel. 8857-4282 e 9929-5939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário